Agente de organização escolar – manual para não perder a vaga.

Posted on 20 de novembro de 2009

92


Olá bravos champs!

Dia 24 está chegando e está todo!happy mundo se preparando para atender a tão esperada segunda convocação. Neste artigo vamos tentar ajudar você a não cometer os erros que prejudicaram muita gente na primeira chamada e esclarecer algumas duvidas.

Quantas vagas existem para minha DER?

O numero médio de vagas é de 40% das vagas iniciais, mas para ter certeza só consultando o site de sua DER. É muito fácil encontrá-la no Google. Digamos que você esteja procurando a DER sul 3, então na pagina inicial do Google você deve digitar der sul 3 edunet.

Caso encontre alguma dificuldade poste aqui sua DER que tentaremos ajudar.

Os exames médicos valem por quanto tempo?

Os exames valem 12 meses, mas quem tiver condições de providenciar uma nova leva de exames deve fazê-lo, por medida de precaução. Caso você não tenha como refazê-los, pode levar os exames antigos (dentro da validade) e no final deste artigo postamos a lei que garante a validade dos exames para fim de ingresso para você imprimir e levar junto com os exames ao DPME.

Como devo proceder na escolha das vagas?

O processo todo é bem simples e rápido, você deverá preencher alguns formulários e retirar a indicação para perícia médica, com data e horário. No formulário sobre sua saúde não descreva doenças pré-existentes. Todos os candidatos que tiveram a honestidade de descrever doenças pré-existentes, mesmo as que não tornam a pessoa incapaz profissionalmente foram considerados inaptos em primeira perícia, por absoluta má vontade dos peritos. Os que tiveram como cumprir o tramite para reconsideração conseguiram provar que estavam aptos, mas atrasaram a posse em muito tempo (até hoje alguns não assumiram) e os que não conseguiram passar por segunda perícia simplesmente perderam a vaga.

Como devo proceder na perícia médica?

Os peritos são em sua maioria um bando de servidores desmotivados, mal-educados, ineficientes e pouco comprometidos com a situação do candidato. É importante você evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cuidar da alimentação antes de fazer os exames e de passar na perícia já que vão medir sua pressão arterial na perícia e os exames detectam níveis de álcool ou drogas. Você passa primeiro pelo clinico geral, depois pelo oftalmologista (que adora reprovar) e por ultimo por um especialista, caso tenha informado doenças pregressas no ato de escolha das vagas.

Nenhum deles está empenhado em lhe prestar um ótimo atendimento, para eles é apenas mais um enfadonho dia de trabalho. Muita gente nem entregou exames e foi considerada apta, enquanto outros que entregaram todos foram considerados inaptos. Em todas as consulta periciais é importante que você pareça seguro de si e confiante.

E se faltar algum exame?

Isto é uma incógnita. Podem reter seu laudo até a apresentação dos exames, caso você informe a falta ou algum funcionário dedicado perceba ou podem simplesmente ignorar o fato. A maioria dos médicos não olham com qualquer atenção para os exames.

Como saberei se fui considerado apto?

Com algum jeitinho, caso os funcionários ou médicos gostem muito da sua cara, você até pode saber na hora, mas a regra é aguardar publicação. O resultado de seu laudo é enviado para o DRHU, que distribui via malote para sua DER e esta publica o resultado em sua pagina na internet. O processo demora de 40 a 90 dias. Se seu laudo for publicado como apto você pode imediatamente dirigir-se a sua escola para tomar posse e iniciar o exercício. Caso você tenha alguma pendência para resolver, pode retardar a posse por 60 dias e o exercício por mais 60 dias.

Inapto – Reconsideração.

Se for considerado inapto e achar que realmente vale a pena correr atrás, você deve dirigir-se ao DPME, setor de protocolo e pedir reconsideração. Por segurança faça isto também na secretaria de sua escola. Eles vão lhe convocar por telefone e você passará por uma junta médica, composta por três peritos sendo que o que lhe considerou inapto não pode lhe reavaliar. Você não sendo uma pessoa muito debilitada física ou mentalmente, do tipo que faz jus à aposentadoria, certamente será considerado apto se considerarmos  que é bem difícil a junta médica reprovar injustamente, já que são três pareceres distintos.

Se puder providencie novamente os exames com resultados potencialmente inadequados  pois  você não saberá nem por mágica por que cargas d´água lhe consideram inapto ao trabalho.

Como é o trabalho?

Cada escola tem autonomia para usar seus AOE´s da forma que julgar melhor. Você pode ser exclusivamente inspetor de alunos ou auxiliar administrativo da secretaria, como pode mesclar as duas funções. Como inspetor de alunos você cuidará da entrada e saída de alunos, além de fiscalizar o bom andamento do intervalo (ou recreio), na secretaria da escola você desenvolverá tarefas inerentes à rotina de escritório e atendimento ao publico. O ritmo geralmente é bastante tranqüilo, muito embora o ambiente em algumas escolas possam ser mais tumultuados que em outras.

Como é o ambiente de trabalho?

Você responderá hierarquicamente para a secretária, acima desta para a vice-diretora e em ultimo grau para a diretora de sua escola. Eventualmente nesta cadeia de comando você topará com uma personalidade mais forte, mas depende de sua astúcia e capacidade de convivência encontrar o melhor jeito de lidar com elas e sentir-se à vontade no trabalho.

Procure analisar o ambiente e adaptar-se a ele. Gente nova sempre pode ser olhada com alguma desconfiança e os primeiros dias de trabalho serão fundamentais para sua imagem e para seu futuro na instituição.

Visitamos mais de uma dezena de escolas e conversamos pessoalmente com um bocado de gente. O que notamos é que:

1 – A maioria das escolas tem um ambiente de trabalho saudável.

2 – As escolas que atendem apenas até a quarta série são uma espécie de paraíso dos AOE na terra.

3 – A maioria das queixas se refere às vice-diretoras. Se notar que ela é o “diabo vestindo prada” trate de manter a devida distancia para evitar problemas.

4 – Escolas muito perto de casa nem sempre são a melhor opção. Se for seu caso tome cuidado no trato com amigos e vizinhos, a fim de evitar a mistura entre sua vida particular e funcional.

5 – Sua personalidade é seu cartão de visitas e sua ferramenta de trabalho. Esforce-se para construir um ambiente saudável.

E por fim, se nada disto der certo, sempre podemos pedir remoção.

Boa sorte a todos e me esforçarei para responder todas as perguntas feitas neste feriadão. No decorrer da semana a maioria das questões serão respondidas até as 9:00 horas da manhã ou após as 8:00 horas da noite.

Há braços!

Sobre o DPME e como chegar lá.

Sobre o funcionalismo publico estadual – leis, direitos e deveres.

About these ads
Posted in: politica